domingo, 3 de julho de 2011

Lúpus


   Vamos falar sobre a LES - Lúpus eritematoso sistêmico.
   Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, desencadeada por um desequilíbrio no sistema imunológico, exatamente aquele que deveria proteger a pessoa contra o ataque de agentes patogênicos. Pode manifestar-se sob a forma cutânea (atinge apenas a pele) ou ser generalizado que atinge qualquer tecido do corpo (sistêmico). 
   As causas do Lúpus não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que atinge principalmente mulheres (9:1) em idade reprodutiva, iniciando-se mais comumente entre 20 e 40 anos. Pode ser bastante benigno até extremamente grave e fatal.
   As manifestações clínicas são muito variáveis entre os pacientes.

   Então, vou falar de mim !
  Depois do parto do Gabriel comecei com uma alergia que não melhorava, logo depois fui diagnosticada com uma urticária crônica demográfica e mesmo com remédios ela só piorava, tinha crises de febre baixa e muitas dores.
  Depois de um tempo as dores no corpo era muito fortes, acordava de manhã e não conseguia andar (rigidez matinal), minha mão já não abria totalmente e tive crises diagnosticadas como conjuntivite (e uma alergia de um colírio antibiótico que quase me matou).
  Comecei a ficar confusa, trocava letras e sílabas tanto escrevendo como falando e tive dores de cabeça (algo raro em mim).
   Imagina tudo isso cursando uma faculdade !! rs
  Fui procurar um neurologista pois achava que era problema de falta de atenção (DDA) e precisava ficar bem pra estudar, ele na hora me pediu uma ressonância e me encaminhou para uma reumatologista.
  Exames clínicos, laboratoriais e veio o diagnóstico... Artrite reumatóide - Lúpus.

  E lá fui eu pesquisar sobre essas doenças e encarar de frente o preconceito.
  A primeira reação das pessoas ao diagnóstico Lúpus é um misto de susto com afastamento.
  Meu pai mesmo, a primeira coisa que falou foi : E você pegou isso aonde !?!??! ¬¬
  E quando eu explico que é uma doença autoimune, as coisas normalmente tende a piorar. rsrs

  Então 1º de tudo LÚPUS NÃO é CONTAGIOSO !

  Muita coisa melhorou com a Lady Gaga dizendo que tinha Lúpus, mas na verdade o que ela tem são os genes da doença que ainda não se manifestou, o que pra mim é a mesma coisa que nada kkk.
   Mas foi bom pras pessoas olharem o Lúpus de outra forma, algo como "ahh tá, ela também tem então tá na moda". =/ kkkkk

  Confesso que neguei um tempo tudo isso, já é complicado aguentar as dores e todo o corpo em colapso e saber que nem os médicos sabem o que vai acontecer com você.
  Portanto, é como uma mega-sena, tudo pode acontecer.
  Da lista de sintomas que você pode apresentar para ter o diagnóstico da LES (vou colocar um link pra quem tiver curiosidade, ou apenas quiser mais informações sobre) EU apresento:
- Fotossensibilidade, com erupções cutâneas.  Ou seja, sei bem a importância do filtro solar rs;
- Artrite não erosiva, envolvendo duas ou mais juntas periféricas;
- Dores pelo corpo;
- Fadiga;
- Inflamação do Sistema Nervoso;
- Proteína na urina;
- Anemia persistente;
- FAN (fator anti-núcleo) positivo;
   Por enquanto é isso e acho que já tá ótimooo né !?! rs
   Isso porque a doença está "sob controle".


   Eu passei pela fase do por que eu ??? E agora me pergunto por que não !?!
   Afinal eu tenho um marido fofo que cuida muito bem de mim, uma mãe preocupada e um filho que percebe de longe quando eu tô com dor e faz massagem no meu pé rs
  Tive que optar por não fazer algumas tarefas (como terapia manual que tanto gosto), afinal tem dias que estou ótima e tem dia que acordo atropelada por um trêm =/
  E se é pra superar algum limite físico e muitas dores, que seja dançando que me dá muito prazer, não é mesmo !?
 Aprendi a valorizar o dia de hoje, as relações verdadeiras e não me preocupar coisas banais.
 Espero ter muito tempo e saúde pra fazer tudo que eu gosto e ainda quero fazer.
 E depois de tudo que escrevi, pode não parecer, mas tenho uma vida normal  =)
  
Um resuminho ilustrado e abaixo links pra quem quiser mais rsrs 

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?277
http://www.makeupcia.com.br/2011/02/lupus-o-que-e-isso.html

Um comentário:

  1. Bom dia Carolina Lages,é um grande prazer lhe conhecer!!!.Hoje é sexta-feira,dia 18/01/2013 às 06 hs.e 30 min.da manhã...Me chamo Glayton Melo e me identifiquei muito contigo pelo o fato de que eu também fui diagnosticado com Lúpus,só que as manisfestações que eu tenho são por enquanto apenas aquelas lesões na pele e no meu caso elas aparecem apenas em meu rosto e parte do meu pescoço e as vezes em parte do meu tórax,mas me encomoda muito,pois sou de pele clara e as manchas são bem avermelhadas como se fossem queimaduras horríveis e por mais incrível que pareça eu só vir a descobrir essa doença em mim há pouco tempo,pois o antigo dermatologista que eu consultei me disse que o que eu tinha era somente dermatite seborréica e me passou alguns medicamentos só que nunca me serviram de nada e agora eu tenho medo de falar para a minha família que eu tenho Lúpus,tenho medo da rejeição,por enquanto não contei isso a ninguém,só quem sabe desse meu problema de saúde sou eu,meu dermatologista e agora você Carolina,lir o seu depoimento e logo percebi que essa doença se manifesta de ínúmeras formas,depende muito do organismo de cada pessoa,ainda tenho muitas dúvidas sobre esse assunto e por enquanto eu ainda não comecei nenhum tratamento em relação a Lúpus,pois tem dias que estou bem normal e tem dias que estou bem doente e nos dias que estou bem atacado pela a doença eu evito sair de casa,pois parece que a exposição ao Sol agrava a minha situação...Mas vou buscar ajuda sim,pois pretendo ter uma vida normal e saudável e gostaria muito da sua ajuda já que você tem bem mais conhecimento sobre a Lúpus do que eu!!!...Será que podemos ser amigos no Facebook???.Se você achar que podemos sim ser amigos no Facebook então me envia uma solicitação de amizade para o meu Facebook,pode???.Você me acha facilmente no Facebook procurando por:Missionário Glayton Melo...Lá na foto principal do meu perfíl eu estou de camisa verde e bem sorridente,tenho cabelo curto e sou de pele branca assim como você Carol,se você puder me dá alguma ajuda pela a sua experiência de vida que você já possui nesse assunto eu ficarei muito grato,pois por enquanto ainda matenho esse meu problema de saúde em segredo total!!!
    Desde já muito obrigado pela a sua atenção e te desejo muitas felicidades e muitas Bençãos de Deus em sua vida...Um forte abraço e te aguardo lá no Facebook,ok???!!!.E o meu email é: glayton_melo@hotmail.com

    ResponderExcluir